Confira a lista de sócios registrados no Kennel Clube de Joinville aqui.

O Kennel Clube de Joinville disponibiliza abaixo algumas dicas e orientações importantes para compradores e sócios.

DICAS PARA O COMPRADOR

Seguem aqui algumas orientações para aqueles que quiserem adquirir um filhote ideal para sua família. Recomendamos os seguintes procedimentos:

1º) Escolha uma raça que seja mais adequada ao seu estilo de vida. Defina com clareza se quer um cão de guarda, de companhia, de caça, etc.

2º) Estude o padrão da raça que deseja adquirir. Para isto acesse o site do Kennel Clube e procure no menu “Raças”. Lá encontrará a descrição oficial de cada uma das raças reconhecidas pela FCI (Federação Cinológica Internacional). Ali encontrará todas as informações importantes sobre a raça, suas qualidades, características e defeitos.

3º) Avalie o local que destinará ao seu cão. Será em casa, em apartamento, chácara, etc. Veja se a raça que está pretendendo comprar é adequada para o local a ela destinado.

4º) Pesquise os possíveis fornecedores de filhotes. Avalie tudo antes de comprar. Adquira somente cães com pedigree. Por que?

  • O pedigree é o nome dado ao documento que contém a árvore genealógica de um cão, seus pais, avós e bisavós. Constam no pedigree os títulos conseguidos em exposições, assim você conseguirá saber se ele descende de campeões, qual sua linha de sangue ou de criação. Na verdade, pode-se dizer que o pedigree é a única garantia de que seu cão seja mesmo de determinada raça. Um cão sem pedigree é um cão sem nenhuma garantia quanto à procedência, temperamento ou até mesmo portadores de algum defeito.
  • Existem criadores que oferecem cães com pedigree e sem pedigree por valores bem diferentes. Por que fazem isto? Na verdade essas pessoas não podem ser consideradas “criadores”. São mais vendedores de cães que procuram conquistar uma clientela pelo preço do filhote.
  • Por que o cão com pedigree é mais caro? Na realidade o pedigree como documento, como papel custa apenas R$ 45,00. O que torna o cão mais caro é a qualidade do pedigree, ou seja, a linha de sangue, o investimento feito pelo criador indo em exposições, obtendo títulos, a presença de cães importados na ascendência do cão ou descendência de canis famosos e conhecidos como os melhores na criação de cães. Estes dados agregam muito valor ao pedigree, por isso bons criadores pedem um preço mais alto pelos seus filhotes.

5º) No contato com o criador peça informações sobre a raça, sobre os pais da ninhada. Peça para ver os pais da ninhada. Verifique os pedigrees dos pais.

6º) Veja as condições dos cães, das instalações. Veja se há um veterinário responsável que possa ser consultado em caso de emergência.

7º) Certifique-se se os cães foram vermifugados, vacinados e pergunte pelo esquema de vacinas do filhote que está adquirindo.

8º) Pergunte se os filhotes já foram registrados no Kennel Clube para obtenção de pedigree. Peça o protocolo, documento emitido pelo Kennel Clube que serve de comprovante de que o criador encaminhou o registro dos filhotes. A emissão do pedigree leva de 40 a 60 dias.


ORIENTAÇÕES AOS SÓCIOS

Estas orientações pretendem:

  • Salvaguardar a criação de cães dentro das normas e regulamentos estabelecidos pela CBKC e FCI
  • Garantir a criação de filhotes de qualidade para os amantes de cães
  • Fortalecer e proteger o nome do Kennel Clube como representante local da CBKC e FCI

1. Criadores filiados ao Kennel Clube

  • Conforme o Art. 1º do Regulamento de criação da CBKC, “Serão considerados criadores, todos aqueles que, possuidores de uma ou mais fêmeas de raça pura, devidamente registradas no Serviço de Registro Genealógico da Confederação Brasileira de Cinofilia, mantenham afixo regularmente concedido.”
  • A grande maioria dos sócios do Kennel Clube se enquadra nesta categoria. Fazem a criação não com finalidade comercial, mas como aprimoramento da raça que escolheram para criar. Trabalham em outras profissões. A criação de cães é esporádica.
  • Existem alguns sócios que possuem um grande número de cães de diferentes raças e fazem da criação o seu negócio.

2. Plantel

  • Procure formar um bom plantel. Comece adquirindo bons exemplares com pedigree. O pedigree atesta a pureza racial até a terceira geração (pais, avós e bisavós). O que agrega valor ao pedigree e que permite dizer que o pedigree de um cão é melhor do que o de outro são os dados que nele constam: afixos famosos que há anos estão desenvolvendo a raça, títulos conquistados, antepassados importados, etc.
  • O sócio do Kennel Clube não deve vender seus cães sem pedigree para não proliferar a propagação de cães sem raça definida. Isto está definido nos estatutos do Kennel Clube. O pedigree como documento não aumenta o preço do filhote, pois a taxa de registro é muito baixa.
  • Zele pelo nome do seu afixo como você zela pelo seu próprio nome, pois ele atesta a qualidade de sua criação. É a sua marca. Não pergunte ao comprador se quer com pedigree ou sem pedigree, pois isto impulsiona a proliferação de cães sem raça definida.
  • Conforme lei do município de Joinville todos devem microchipar seus cães. Recomendamos que, ao efetuar a venda de algum filhote, faça a microchipagem no nome do comprador.

3. Instalações e manejo

  • Além de cuidar da pureza da raça e da seleção de bons exemplares é importante zelar pelo bem estar de seus cães cuidando em especial dos seguintes pontos: a) planejamento de ninhadas; b) seleção de acasalamentos; c) controle de doenças; d) rotinas sanitárias rígidas; e) vermifugação; f) vacinação e acompanhamento de um médico veterinário.
  • É impossível passar a todos as dimensões adequadas para o bem estar dos seus cães, pois isto depende muito da raça que se cria. O importante é que não fiquem abandonados e em condições mínimas de higiene.
  • Um bom criador só constrói bases consistentes e as vai firmando ao longo de sua história se estiver sempre se aperfeiçoando, estudando a raça que escolheu para criar e trocando ideias com outros criadores.

4. Zelo pela sua criação

  • Cada criador deve fazer o controle de qualidade de sua criação. O Kennel Clube não é um órgão fiscalizador e punidor. É papel do clube fornecer todas as informações aos sócios e possibilitar que todos possam buscar orientação junto a profissionais e órgãos competentes que possam contribuir para o desenvolvimento de sua criação.
  • Lembre-se de que é o cliente que fará a propagação de seu afixo. É ele que avaliará seu trabalho. Se tudo estiver bem cuidado ele recomendará seu afixo a alguns amigos. Se alguma coisa estiver inadequada ele falará para todos que tiver oportunidade de encontrar.
  • Lembre-se de que as pessoas que acessam o site do Kennel Clube procurando um filhote para comprar buscam segurança e criadores confiáveis. Ter seu afixo na lista de sócios do Kennel Clube ajuda a divulgar sua criação e, ao mesmo tempo, exige de cada um a responsabilidade de criar adequadamente.

Horário de atendimento: o atendimento pessoal é realizado às terças-feiras das 17h30 às 20h30.

Federação Catarinense de Cinofilia CBKC FCI

(47) 3027-4036 | (47) 99151-7843

Rua Lisboa, 281 - Floresta | Joinville, SC

Desenvolvido por: Ana Wibbelt