Dicas para comprador

Seguem aqui algumas orientações para aqueles que quiserem adquirir um filhote ideal para sua família. Recomendamos os seguintes procedimentos:

  • Escolha uma raça que seja mais adequada ao seu estilo de vida. Defina com clareza se quer um cão de guarda, de companhia, de caça, etc.
  • Estude o padrão da raça que deseja adquirir. Para isto acesse o site do Kennel Clube e procure no menu “Raças”. Lá encontrará a descrição oficial de cada uma das raças reconhecidas pela FCI (Federação Cinológica Internacional). Ali encontrará todas as informações importantes sobre a raça, suas qualidades, características e defeitos.
  • Avalie o local que destinará ao seu cão. Será em casa, em apartamento, chácara, etc. Veja se a raça que está pretendendo comprar é adequada para o local a ela destinado.
  • Pesquise os possíveis fornecedores de filhotes. Avalie tudo antes de comprar. Adquira somente cães com pedigree. Por que?
  • O pedigree é o nome dado ao documento que contém a árvore genealógica de um cão, seus pais, avós e bisavós. Constam no pedigree os títulos conseguidos em exposições, assim você conseguirá saber se ele descende de campeões, qual sua linha de sangue ou de criação. Na verdade, pode-se dizer que o pedigree é a única garantia de que seu cão seja mesmo de determinada raça. Um cão sem pedigree é um cão sem nenhuma garantia quanto à procedência, temperamento ou até mesmo portadores de algum defeito.
  • Existem criadores que oferecem cães com pedigree e sem pedigree por valores bem diferentes. Por que fazem isto? Na verdade essas pessoas não podem ser consideradas “criadores”. São mais vendedores de cães que procuram conquistar uma clientela pelo preço do filhote.
  • Por que o cão com pedigree é mais caro? Na realidade o pedigree como documento, como papel custa apenas R$ 45,00. O que torna o cão mais caro é a qualidade do pedigree, ou seja, a linha de sangue, o investimento feito pelo criador indo em exposições, obtendo títulos, a presença de cães importados na ascendência do cão ou descendência de canis famosos e conhecidos como os melhores na criação de cães. Estes dados agregam muito valor ao pedigree, por isso bons criadores pedem um preço mais alto pelos seus filhotes.
  • No contato com o criador peça informações sobre a raça, sobre os pais da ninhada. Peça para ver os pais da ninhada. Verifique os pedigrees dos pais.
  • Veja as condições dos cães, das instalações. Veja se há um veterinário responsável que possa ser consultado em caso de emergência.
  • Certifique-se se os cães foram vermifugados, vacinados e pergunte pelo esquema de vacinas do filhote que está adquirindo.
  • Pergunte se os filhotes já foram registrados no Kennel Clube para obtenção de pedigree. Peça o protocolo, documento emitido pelo Kennel Clube que serve de comprovante de que o criador encaminhou o registro dos filhotes. A emissão do pedigree leva de 40 a 60 dias.